Alimentação durante o Verão
A época do verão é, para muitos uma altura em que se quebram as rotinas e muitas vezes se esquecem os hábitos alimentares, sendo mais fácil cair nas tentações.
Organize as suas refeições para o dia de praia de modo a realizar, cerca de 6 refeições diárias, das quais duas principais: almoço e jantar.
É importante não deixarmos o organismo chegar a um ponto de fome. Sabe como é desencadeada a sensação de fome? Este momento acontece quando ocorre uma diminuição de glicose no sangue, ou seja, nesse momento o nosso corpo sente a necessidade de obter energia.
Uma resposta imediata do nosso cérebro a esta situação de redução da glicose é a manifestação da vontade de ingerir alimentos.
Contudo, é importante manter os níveis de glicose estáveis e, frequentemente procuramos alimentos de rápida absorção, ou seja, que provocam uma sensação de saciedade quase imediata (como alimentos açucarados). Para que não sinta fome descontrolada e para que haja o mínimo de controlo do apetite, deve ingerir alimentos que permitam esta manutenção dos níveis de açúcar no sangue estáveis.
Dicas para um verão mais saudável:
Planeie as suas refeições
Se vai passar o dia na praia, fora de casa ou do hotel, leve uma lancheira refrigeradora para transportar alguns alimentos. Opte por fruta e pão escuro com alface, tomate, queijo fresco e nunca se esqueça da água. Será mais fácil gerir os desejos por alimentos menos saudáveis! Se pretender uma refeição mais reforçada, as saladas frias de massa são uma ótima solução e podem, inclusive, ser preparadas no dia anterior.
Beba, no mínimo, 1,5L de água por dia
Com o calor o nosso organismo perde bastante água e a reposição de líquidos é fundamental. Beba pequenas quantidades de cada vez e frequentemente ao longo do dia, antecipando a sensação de sede. Prefira água, infusões ou chás sem açúcar, em vez de refrigerantes e bebidas alcoólicas que são conhecidos pelas suas calorias vazias.
Tome atenção às tentações de Verão
As férias são um momento para relaxar, repor energias e pensar em si mesmo e muitas vezes estes são os momentos de menor preocupação alimentar e onde acabamos por escolher alimentos que não costumam fazer parte da nossa alimentação diária como batatas fritas, gelados, refrigerantes ou até bebidas alcoólicas. Se é algo de que gosta, deve ser capaz de incluir esses alimentos nas suas férias de verão sem culpa, mas sempre com alguma moderação para que o regresso à rotina não seja tão desafiante.
Aumenta o consumo de legumes e fruta
Pela falta de rotina e de planeamento de refeições do verão, muitas vezes esquecemos a fruta e os legumes. Consumimos, por vezes, sumos de fruta na esplanada ou legumes nas saladas dos restaurantes, mas sempre em quantidades inferiores ao desejado.
Deve aproveitar sempre os legumes e frutas da época. Para além de conseguir poupar nas suas compras ao escolher os meses ideais de cada alimento, aproveita todos os seus nutrientes naturais (vitaminas e minerais).
Algumas das frutas que são mais ricas nos meses de julho e agosto: amoras, framboesas, maçã, melão, melancia, figos e até banana e maçã. Os legumes como tomate, pepino, pimento, feijão verde, courgette, chuchu e cenoura também são mais saborosos nesta época.
Aproveite o bom tempo e faça caminhadas perto do mar com os amigos
Atividades físicas ao ar livre ajudam a melhorar o humor e a autoestima. As caminhas e corridas são bons exemplos de exercícios que podem ser feitos em família ou grupos de amigos. Além de não ser um momento de exercício físico obrigatório como muitas vezes temos durante o ano, este deve ser um momento de prazer, onde pode disfrutar do bom tempo e de um passeio à beira-mar.
