Criar um jardim de ervas aromáticas

DATA: 28-04-2020

Com o bom tempo a chegar, vem também a vontade de embelezar as nossas varandas e jardins. Entre as plantas mais fáceis e acessíveis de cultivar estão as ervas aromáticas, muito úteis também para acrescentar mais sabor e imaginação aos nossos cozinhados.

As ervas aromáticas podem ser facilmente plantadas em vasos e, por isso, podem ser colocadas em varandas, ou até mesmo na cozinha, no caso de não teres um grande terreno para plantar. E há também ervas aromáticas que podem ficar no mesmo vaso, como a salsa e o cebolinho, por exemplo.

Se tiveres uma boa varanda, podes optar por hortas verticais ou por colocar vasos empilhados. A imaginação é o limite! E podes ainda colocar umas placas com os nomes das plantas para embelezar os vasos e ajudar a identificar cada planta.

Um dos cuidados a ter com as ervas aromáticas é a rega. Devemos regá-las regularmente, mas não em excesso e ter também em atenção a temperatura e a altura do ano em que nos encontramos (no verão, as plantas secam mais facilmente e precisam de mais água).

Algumas ervas aromáticas que vais querer ter:

  • Salsa: uma das mais conhecidas e usadas na cozinha. Pode ser cultivada durante todo o ano e deverá ser utilizada fresca, adicionada no fim da preparação e logo após a colheita.
  • Manjericão: muito versátil e perfumada, deve ser usada fresca na preparação do prato. Pode ser cultivada todo o ano e é rica em vitamina A e C.
  • Coentros: esta erva é visualmente parecida com a salsa mas é pelo cheiro que as conseguimos facilmente distinguir. É ligeiramente mais sensível, na medida em que não precisa de tanta rega como a salsa, por exemplo.
  • Orégãos: estamos mais habituados a vê-los secos, mas a verdade é que esta planta é muito popular e fácil de plantar, com características antioxidantes.
  • Tomilho: muito versátil e resistente, tem um sabor mais suave e não requer muita rega.
  • Cebolinho: planta bolbosa, rica em vitamina A e C, que se dá muito bem durante todo o ano e que gosta de luz solar.
  • Hortelã: fácil de plantar, muito resistente e com um sabor intenso e refrescante a menta. Pode ser usada para ajudar na digestão. Recomenda-se que seja plantada sozinha, para não prejudicar as outras plantas, devido às suas raizes mais profundas.
  • Alecrim: muito resistente, pode ser cultivado todo o ano e requer um local com luz direta.

 

Já tens a tua horta? Partilha-a connosco e segue-nos no facebook e no instagram para acompanhares todas as dicas para alimentar a imaginação.