Aletria Milaneza: uma tradição a manter.

DATA: 26-11-2012

A aletria é o produto-estrela da época natalícia e, por isso mesmo, a Milaneza, marca líder de massas em Portugal, convida os consumidores a manterem a tradição de produzirem verdadeiras obras de arte com aletria, lançando um passatempo “online” de canelografia.
De 10 de Dezembro a 6 de Janeiro, os visitantes do site Milaneza serão convidados a personalizarem a sua própria aletria numa aplicação do site. Ao aceder a www.milaneza.pt poderá utilizar as ferramentas da aplicação para fazer a sua criação de canelografia, numa travessa de aletria virtual, podendo depois submeter o seu trabalho à apreciação dos amigos, pedindo que votem em si. O trabalho mais votado irá ganhar um cabaz Milaneza.
Além deste divertido passatempo, a Milaneza desafiou também a reconhecida pasteleira Leonor de Sousa Bastos, autora do prestigiado blog de sobremesas Flagrante Delícia, a lançar um passatempo de aletria através da sua página de Facebook do Flagrante Delícia: www.facebook.com/flagrantedelicia, de forma a eleger a melhor decoração de aletria, seguindo a arte da canelografia. O passatempo irá decorrer de 6 de dezembro a 6 de janeiro e o vencedor poderá ganhar um cabaz Milaneza.
Nesta época festiva, ninguém deve descurar a tradição de decorar a sua aletria com o típico traço de canela, desenhando sobre a aletria aquilo que lhe serve de inspiração, desde desejos aos sentimentos e aos símbolos. A tradição da canelografia, traz à mesa não só a arte, mas também o sabor e o cheiro duma especiaria que sempre perfumou esta quadra natalícia.
Com todo o sabor e qualidade que são sua garantia, a Milaneza ajuda os portugueses a terem na sua mesa a melhor das aletrias e a usufruirem de momentos de partilha e de festa característicos desta época.

Mais sobre a Aletria
A palavra Aletria tem origem árabe – al itriyaa -, que correspondem às palavras al (os) e tria (fios). Os historiadores da alimentação crêem que este foi o primeiro tipo de massa feita com trigo duro conhecido na história da cozinha árabe ou mediterrânica, facto comprovado por documentos antigos.
São muito diversos os seus modos de preparação, sendo geralmente cozinhada em água com açúcar e raspa de limão e, após ganhar consistência e arrefecer, cortada em pedaços.
Com o passar dos tempos, a aletria passou a ocupar um lugar de destaque nas mesas da consoada de todas as famílias portuguesas, tendo adquirido especial expressao nas regiões mais a norte do país. Tida como um doce de referência, os seus sabores e técnicas específicas não se perderam no tempo e conduziram-na ao centro da mesa natalícia por excelência, preservando assim a tradição portuguesa.

Subscreve a newsletter mais saborosa aí de casa.

Recebe todas as novidades Milaneza diretamente no teu email.

Subscrever newsletter