Troféu MILANEZA

DATA: 07-05-2013

Prova de Apuramento Nacional
Classes 420 e Snipe
27 e 28 de Abril de 2013

 

VENTO FORTE FOI O PRATO DO DIA NO TROFÉU MILANEZA

Com organização do Clube de Vela Atlântico e apoio do Grupo Cerealis, realizou-se o Troféu Milaneza que este ano foi prova de apuramento nacional para as classes Snipe e 420.

Reunidas as principais figuras destas competitivas classes e condições de vento bastante duras juntaram-se os ingredientes para uma jornada de vela de primeira água.

As condições climatéricas não foram as ideais tendo inclusivamente afastado alguns barcos da competição devido ao facto de se fazerem sentir exigentes condições de vento. No primeiro dia o vento ultrapassou os 30 nós o que não permitiu a realização de qualquer prova. No segundo dia o ventou abrandou um pouco e os 16 a 20 nós de intensidade mas com uma direção muito instável permitiu a realização de três regatas para a Classe 420 e duas regatas para a Classe Snipe ainda que com condições por vezes duras.

Na Classe Snipe a vitória foi clara para a dupla do Sport Clube do Porto constituída por Tiago Roquette e Tiago Morais que venceram as duas regatas do certame. Em segundo lugar ficaram os lisboetas Diogo Pereira e Gonçalo Ribeiro que obtiveram dois segundos lugares, seguidos da dupla também da Associação Naval de Lisboa, Hugo Rodrigues e Pedro Lito com um terceiro e um quarto lugar nas regatas realizadas.

Nos juniores de Snipe a vitória sorriu à dupla da Associação Naval de Lisboa Diogo e Francisco Pinto em sétimo lugar da geral.

Na Classe 420 sendo esta a ultima prova de apuramento ficaram desta forma decididas as seleções nacionais para os Campeonatos do Mundo Absoluto e da Europa Júnior que se vão realizar em Espanha e Inglaterra respetivamente. Neste contexto foi visível algumas “lutas” entre duplas mais interessadas em vencer ou garantir lugares do Ranking Nacional.

A vitória no Troféu MILANEZA da Classe 420 foi para a dupla do Sport Clube do Porto, Gonçalo Pinho e Miguel Hipólito seguidos da dupla barreirense João Gameiro e Gonçalo Ramos com a dupla do Yate Clube do Porto Manuel Cunha e José Cunha a fechar o pódio. Em femininos a vitória foi para Joana Azevedo e Marta Paquete do Sport Clube do Porto e em juniores a vitória foi para Frederico Lacerda e Miguel Matos Rosa do Clube Naval de Cascais.

O Ranking Nacional foi vencido pelos atuais campeões nacionais, a dupla do Clube de Vela Atlântico João Pestana e Tomás Marques.

 

QUADRO DE HONRA

CLASE SNIPE

1º    Tiago Roquette / Tiago Morais, SCPorto – 2 PONTOS
2º    Diogo Pereira / Gonçalo Ribeiro, ANLisboa – 4 PONTOS
3º    Hugo Rodrigues / Pedro Lito, ANLisboa –  7 PONTOS

CLASSE 420

1º    Gonçalo Pinho / Miguel Hipólito, SCPorto – 7 PONTOS
2º    João Gameiro / Gonçalo Ramos, CVBarreiro – 11 PONTOS
3º    Manuel Cunha / José Cunha, YCPorto – 13 PONTOS