Milaneza apoia a Festa de Outono Em Serralves

DATA: 25-09-2014

Festa de Outono em Serralves

28 de Setembro,  Domingo – das 10h às 19h, 6º edição

Mecenas: Cerealis

Pelo sexto ano consecutivo, Serralves organiza a Festa do Outono para celebrar a chegada da nova estação. No dia 28 de setembro, a partir das 10h da manhã, o Parque de Serralves está de portas abertas para receber todas as famílias e reavivar antigas tradições e costumes do outono.

A entrada é gratuita num dia de festa com música, dança, performance, contadores de histórias, oficinas em família, percursos à descoberta da biodiversidade e muito mais num dia especial para viver em família. Em 2013 mais de 2 5 mil pessoas passaram pela Festa do Outono.

Esta Festa é também um momento de celebração dos aniversários de Serralves (25 anos de Fundação e 15 anos de Museu) e de partilha entre todos os públicos de Serralves, com um enfoque muito particular nas crianças e famílias.
 


 

Em Destaque

Este ano a Festa do Outono apresenta, entre outros, o espetáculo de teatro Opostos Bem Dispostos, uma divertida peça que promove a igualdade de género e o respeito pelo outro. Um espetáculo sério mas bem – disposto, dirigido por Joana Providência a partir de texto de Eugénio Roda.

Teatro do Ferro marca presença nesta 6ª edição da Festa do Outono com o workshop Família Ramos onde se propõe a construção e manipulação de marionetas. Os participantes são convidados a construir figuras – homens ou bichos – a partir das sobras da poda das árvores.

A Companhia Caótica traz o espetáculo King Pai, uma marione ta gigante capaz de pegar num adulto ao colo e embalá-lo como se fosse seu filho. Na entrada, o apresentador conta, para além das aventuras de King Pai, histórias sobre pais, pedindo aos espectadores que lhe falem sobre os seus pais, para a troca. Depois os espectadores entram, um a um, para cinco minutos a sós com o famoso King Pai.

Na área da dança e performance, a coreógrafa Mariana Amorim apresenta o solo Vislumbre que, para esta Festa do Outono, será adaptado ao exterior e ao Parque de Serralves. Este solo de dança será acompanhado com música ao vivo interpretada por Domingos Alves.

Na música, o escritor de canções, vocalista, balafonista e guitarrista guineense Kimi Djabaté vai marcar presença com as suas canções que falam sobre moral, ética, cidadania, honestidade, amor, família. Destaque também para o grupo vocal feminino Sopa de Pedra e para o DJ Pedro Augusto.

Além destas atividades performativas, os visitantes são convidados a participar nas muitas Oficinas para Famílias, que decorrem em contínuo entre as 10h e as 19h, no Prado e no Celeiro. Entre as várias propostas, destaque para a oficina que ensina a construir um forno solar e para a oficina que vai pôr toda a família a fazer muffins de bolota, chips de beterraba, pesto de espinafres ou molho aromático de tomate degustado em conchinhas de massa.

Ao longo de todo o dia, estão previstos vários Percursos à Descoberta da Biodiversidade de Serralves, para todas as idades. Orientados por investigadores especializados do CIBIO – InBIO (Centro de Investigação em Biodiversidade e Recursos Genéticos) , miúdos e graúdos vão descobrir e observar vestígios e conhecer múltiplas curiosidades e factos sobre micromamíferos, morcegos, aves, insetos, anfíbios e répteis e também a Flora de Serralves. Serão realizados também percursos para dar a conhecer os animais da Quinta de Serralves, o jardim de aromáticas e a Horta de Serralves.

A edição de 2014 da Festa do Outono conta com duas oficinas experimentais – Fiar e tecer a lã e Cestaria – com exposição de materiais e demonstrações práticas destas técnicas.